Ensino Médio

Como etapa final da Educação Básica, no Ensino Médio o jovem deve, mais do que dominar conteúdos, aprender a se relacionar com o conhecimento de forma ativa, construtiva e criadora. Para isso, o currículo do Ensino Médio ancora-se nos seguintes princípios pedagógicos: identidade, diversidade e autonomia, interdisciplinaridade e contextualização.

A adolescência é uma fase cheia de desafios, expectativas e também de riscos. Há muitas novidades nessa fase da vida, mas nem todas são recomendáveis. Mães e pais de alunos do Ensino Médio do Futuro VIP encontram, em nossa escola, apoio não apenas no que tange à vida escolar de seus filhos, como também no que diz respeito às particularidades dessa fase da vida em que a insegurança emocional é constante e os altos e baixos de humor também.

E esse apoio é reforçado pela metodologia OPEE (Orientação Profissional de Empregabilidade e Empreendedorismo) que busca orientar o aluno sobre questões profissionais, em especial sobre Empregabilidade e Empreendedorismo. Essa metodologia é usada como material das aulas de Projeto de Vida.

O objetivo dessas aulas é bem claro: ajudar a preparar os alunos para vida.

Os alunos são instruídos sobre o mundo, as profissões que existem e, nesse contexto, identificam as oportunidades de trabalho compatíveis com as pessoas que são e, sendo assim, descobrem caminhos na vida que os tornam mais plenamente felizes.

As aulas de Projeto de Vida oferecem ainda empreendedorismo, ou seja, os alunos aprendem a lidar também com dinheiro e entender sua aplicação prática na vida contemporânea. Em resumo, os alunos aprendem sobre o preço, o custo e, principalmente, sobre valores!

Esta metodologia foca em quatro eixos principais:

  1. Autoconhecimento: objetivo de fazer com que o aluno se conheça melhor, seus pontos fortes e seus pontos fracos, suas paixões e ambições, de forma que ele entenda melhor suas motivações pessoais;
  1. Mercado de Trabalho: objetivo de mostrar ao aluno a realidade do mercado de trabalho de hoje, bem como as oportunidades que se apresentam no dia-a-dia. O mercado é algo dinâmico e novas oportunidades surgem com frequência e, nesse sentido, quem conhece mais opções tem maiores chances de escolher algo mais apropriado para sua vida;
  2. Profissões e Ocupações: objetivo de ensinar ao aluno, com riqueza de detalhes, a respeito das profissões e ocupações que o mercado de trabalho oferece. Quanto mais e melhor o aluno conhecer as profissões e ocupações do mercado, mais segurança ele terá de escolher um caminho na vida que o fará feliz;
  3. Processos Seletivos: objetivo de conhecer os processos seletivos de muitas das oportunidades profissionais, buscando esclarecer os caminhos mais interessantes para cada um. Vestibulares e concursos públicos são exemplos de processos seletivos importantes para muitas das profissões que desenvolvemos hoje em dia.

O Futuro VIP busca sempre resultados que implicam diretamente em jovens dotados de maior equilíbrio e maturidade, portanto, mais conscientes de suas ações e de sua importância na própria escola, na família, na sociedade e consequentemente um indivíduo mais preparado para encarar o mercado de trabalho, seguro de suas escolhas e apto para se destacar no longo caminho da vida.

 

Mensagem dos  Diretores

Desta forma o Colégio Futuro Vip se mostra mais uma vez engajado no que diz respeito ao futuro de seus alunos, procurando sempre priorizar os principais fatores que geram o seu crescimento não só intelectual, mas tudo o que é necessário para se desenvolverem como ser humano.

Para termos profissionais de sucesso, precisamos ter pessoas amadurecidas, equilibradas, felizes, satisfeitas e certas de suas escolhas. Não basta estar no topo do ranking, não basta ter nota dez em todas as matérias, é necessário saber conviver, saber identificar e aproveitar as oportunidades. Queremos que os nossos alunos estejam preparados para o mercado de trabalho e para a vida.

“O encontro da preparação com a oportunidade gera o que chamamos sorte.”

Anthony Robbins

Mais que um Colégio, uma Família!!!

A Direção

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *